MOTOR
A CBR 1000RR-R Fireblade SP chega com um motor 4 tempos DOHC de 1000 cc e 4 cilindros em linha totalmente novo, sendo desenhado pela Honda, em conjunto com a HRC (Honda Racing Corporation), para atingir uma performance que se assemelha aos modelos utilizados pela marca na MotoGP (categoria principal do Campeonato Mundial de Motovelocidade) e o WSBK (Campeonato Mundial de Superbike). A nova versão do motor tem torque máximo de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm e uma potência de impressionantes 216,2 cv a 14.500 rpm.
COMPONENTES
O uso de componentes leves e soluções específicas da motovelocidade possibilitaram o aumento da potência e do torque máximo, mantendo o mesmo tamanho de motor. Ao usar o mesmo diâmetro e curso (81 mm x 48,5 mm) da Honda RC213V, oito vezes campeã na MotoGP, elevamos a liberdade do motor, a alta potência e a facilidade de controle para um novo patamar, resultando em uma incrível experiência de pilotagem.
PISTÕES
O desempenho excepcional do novo motor o torna o mais potente construído pela Honda para uma motocicleta esportiva de rua, definindo o carácter único dos 4 cilindros em linha. Os pistões forjados em alumínio A2618, a mesma matéria-prima aplicada na Honda RC213V, são mais uma grande novidade dessa versão da CBR 1000RR-R Fireblade SP. Agora, cada pistão é cerca de 5% mais leve em comparação ao da CBR 1000RR, no entanto, o seu diâmetro é maior.
REFRIGERAÇÃO BYPASS
O sistema exclusivo de refrigeração bypass inferior integrado da Honda envia o fluido de resfriamento de maneira diferente na parte superior e inferior do cilindro. Como a parte superior precisa de mais resfriamento do que a inferior, a tecnologia elimina a mangueira externa do bloco de cilindros, garantindo que o fluido de arrefecimento que sai do radiador circule para as áreas que precisam ser mais arrefecidas. Com essa solução, a diferença de temperatura em diferentes locais nos furos do cilindro torna-se menor, de modo que os furos são menos distorcidos, reduzindo o atrito e o desempenho do chicote.
ADMISSÃO
O conjunto de admissão também incorpora um ângulo de válvula de admissão super estreito de 9 graus, sendo 2 graus mais estreito do que na CBR 1000RR. Essa mudança melhora a eficiência da ventilação dentro da porta de admissão em aproximadamente 2%, contribuindo para maior saída de energia e o inconfundível "som" de exaustão da CBR.
EXAUSTÃO
O escapamento da CBR 1000RR-R Fireblade SP foi desenvolvido em conjunto com a Akrapovič, empresa eslovena referência mundial em sistemas de exaustão para motocicletas. Esse componente é fabricado em titânio, o tornando mais leve, e o seu design contribui para a centralização de massa da motocicleta. Uma válvula especial no escapamento ajuda a aumentar o torque em rotações mais baixas e eleva a potência em rotações mais altas.